Domingo da Páscoa A (20 ABR 2014)

Webnode
12/01/2014 23:33
 

 

DOMINGO DA PÁSCOA A – 20 ABR 2014

 Domingo do Túmulo vazio

 

Subsídios para preparação do comentário

 

Dia do Senhor, ciclo pascal

Domingo das miróforas* e do túmulo vazio.

Hoje ressoa o anúncio pascal: “O Senhor ressuscitou, a morte não tem mais poder sobre ele”. Junto com as santas mulheres, vamos ao túmulo vazio e nos tornamos testemunhas da ressurreição.

Celebramos a páscoa de Jesus Cristo que se manifesta em todas as pessoas e grupos que são promotores de paz e de vida nova.

 

(* miróforas: mulheres que levaram perfumes para ungir o corpo de Jesus, no dia da ressurreição).

 

Missal da assembleia cristã

Proclamemos em nossa eucaristia o mistério da fé; para Jesus, a Páscoa foi a recusa da parte dos homens e a glorificação da parte de Deus; para nós, é a passagem das trevas do pecado à sua luz admirável. A mesa eucarística consolida nossa inserção na vida de Cristo, pedra fundamental de toda construção que queira durar, e o nosso sacerdócio comum, pelo qual podemos oferecer ao Pai o culto espiritual do louvor e da vida.

 

Roteiros homiléticos da páscoa e pentecostes

Ainda sentimos, em nosso coração, o ressoar festivo do aleluia pascal que, ontem à noite, quebrou o silêncio que vivemos após a morte do Senhor.

Maria Madalena encontrou o túmulo vazio. O mestre não estava lá. Não, ele ressuscitou, “ele está no meio de nós”. Esta é a grande alegria que celebramos neste domingo, a descoberta do túmulo vazio e, mais do que isto, o encontro com Jesus ressuscitado, a certeza de sua presença viva no meio de nós, domingo da Páscoa da ressurreição do Senhor.

Será quem no nosso cotidiano, conseguimos viver este grande e único dia, conseguimos ultrapassar o túmulo vazio?

Será que nossas atitudes nos levam a encontrar com Jesus ressuscitado ou sempre achamos que o levaram de nós?

Também a nós são dados sinais, mas muitas vezes custamos a compreendê-los. Os discípulos seguiram os sinais, compreenderam a Escritura e encontraram, verdadeiramente, o Cristo ressuscitado.

Sempre que celebramos a eucaristia vivemos a grande alegria do encontro com Jesus ressuscitado, sentamos à mesa com o Senhor, comemos e bebemos com ele, vivemos a certeza de que está vivo, presente no meio de nós.

 

Liturgia Diária nr 220

Aleluia, irmãos e irmãs, Cristo ressuscitou e está presente na assembleia reunida. Tristeza, desânimo e medo devem ficar para trás e dar lugar à alegria e à esperança. Jesus venceu a morte para nunca mais se separar de nós. Feliz e santa Páscoa a todos nós.

Acompanhemos Maria Madalena ao túmulo, para ouvir dela a grande notícia: Jesus já não está entre os mortos, mas encontra-se vivo na comunidade e em cada cristã.

 

Liturgia Diária nr 244

Com alegria nos reunimos para celebrar o grande acontecimento da nossa fé: Cristo ressuscitou. Vida nova se inicia: tristeza e desânimo pertencem ao passado; esperança e otimismo contagiam nossa existência. Jesus venceu a morte para permanecer sempre conosco. Feliz e santa Páscoa a todos.

 

Revista de Liturgia nr 230

Como discípulos(as) de Jesus, fazemos a experiência de sua ressurreição nos colocando no seu caminho, ouvindo sua mensagem e seguindo seu exemplo. Cheio de alegria e confiança, repetimos: Anunciamos a tua morte, proclamamos a tua ressurreição, vem Senhor Jesus.

Cantamos hoje vibrantes de alegria: “Salve, ó vítima pascal!”, pois vimos o Cristo ressuscitado, o túmulo está abandonado. No centro da ação eucarística proclamamos o mistério da nossa fé: anunciamos a morte do Senhor, proclamamos sua ressurreição e aguardamos sua vinda definitiva. Ele está vivo no meio de nós e reparte para nós o pão de sua palavra e do corpo e sangue e nos convoca a sermos sinais de sua páscoa em nossa realidade.

 

Roteiro para celebrações, quaresma e tríduo pascal

O anúncio pascal, hoje ressoa vibrante: O Senhor ressuscitou, venceu a morte e vive para sempre! Nasce imortal, a humanidade nova! Com as santas mulheres, vamos ao túmulo vazio e nos tornemos testemunhas da ressurreição.

Celebramos a páscoa de Jesus Cristo que se realiza em todas as pessoas e grupos que promovem a dignidade humana, a vida nova e a paz.

 

 

Modelo

DOMINGO DA PÁSCOA – 20 Abr 2014

Domingo do Túmulo vazio

Diácono Sérgio Ferreira de Almeida

 

Monição 

Celebramos hoje a páscoa de Jesus Cristo que se manifesta em todas as pessoas e grupos que são promotores de paz e de vida nova.

O anúncio pascal ressoa em nossos ouvidos: “O Senhor ressuscitou, a morte não tem mais poder sobre ele”.

Junto com as santas mulheres, vamos ao túmulo vazio e nos tornamos testemunhas da ressurreição.

 

Preces

PR – Confiantes na presença do Mestre que está entre nós, apresentemos com alegria as nossas preces, cantando: Ò SENHOR, ESCUTA A NOSSA PRECE!

 

1. Cristo, luz e salvação de todos os povos, acende o fogo do teu Espírito em nós que proclamamos a tua ressurreição.

 

2. Cristo, vida e ressurreição, abençoa os que participaram da tua páscoa pelo batismo.

 

3. Cristo, senhor da paz, concede-nos lutar sempre na promoção da justiça e da paz.

 

4. Cristo, vencedor da morte, acolhe com bondade, em tua casa, todos os nossos irmãos e irmãs que partiram.

 

5. Cristo, que a luz da tua ressurreição ilumine a nossa comunidade e nos mantenha vigilantes na espera do dia luminoso de tua vinda.

 

PR – Ó Deus, sabeis que a vida dos homens e das mulheres de hoje está sujeita a toda espécie de dificuldades; ouvi os desejos daqueles que vos suplicam e realizai os pedidos dos que creem em vós. Por Cristo, nosso Senhor.

 

R. Amém